Iracema

Hoje Fortaleza completa 286 anos e continua jovem e cheia de charme. Turistas e quem tem a sorte de morar nesse paraíso possuem várias opções de espaços para o lazer e cultura.

 

Em homenagem à nossa cidade selecionamos hoje, 25 programas em locais de Fortaleza que podem (e devem) ser desfrutados por todos. Bom passeio!

 

Passeio Público – o Passeio Público foi revitalizado e hoje é ponto de encontro aos sábados para comer uma feijoada ao som de música de qualidade e aos domingos pela manhã, dia de levar a criançada para um piquenique à sombra de árvores frondosas.

 

 

 

Sobrado Dr. José Lourenço – primeira edificação de três andares construída no Ceará, o sobrado, hoje restaurado, abriga salas para exposição, auditório e café. O acesso é gratuito e vale à pena quantas visitas forem, para apreciar o local.

 

 

Praia do Mucuripe – ver o por do sol na Praia do Mucuripe, conduzindo um caiaque ou comendo camarão com os pés na areia, são dois programas indispensáveis para quem quer curtir Fortaleza.

 

 

Museu do Ceará – situado no centro da cidade, o Museu funciona em um imponente prédio que por si só já é uma peça museológica. Abriga uma exposição permanente e tem espaços para exposições temporárias. É uma ótima forma de se conhecer a história do Estado e da Cidade.

 

 

Calçadão da Beira Mar – caminhar no calçadão da avenida Beira Mar tomando uma água de coco gelada é pura descontração.

 

 

 

Feijoada da Zena – há mais de quarenta anos a Feijoada da Zena faz sucesso aos sábados. O sabor inigualável e a forma como é servida, são os ingredientes perfeitos.

 

Samba do Zé Bezerra – aos domingos a pedida é o samba do Zé Bezerra. A tradição do local teve início na década de 40 e hoje o bar, ainda simples, é Patrimônio Cultural de Fortaleza.

 

Caranguejo na quinta feira – Fortaleza tem tradição quando o assunto é caranguejo. Às quintas feiras em vários pontos da cidade é possível apreciar a iguaria que é servida de diversas formas para todos os gostos.

 

Parque do Cocó – um passeio pela trilha do Cocó é um programa ideal para fazer com a família, os cachorros, de bicicleta, a pé, lendo um livro… enfim. É a natureza pertinho de você.

 

Parque Adahil Barreto – o Parque é um espaço de lazer ideal para ir com a família e que ficou por um tempo esquecido pelos fortalezenses, mas no intuito de revitalizá-lo, uma vez por mês acontecem shows no final da tarde no parque e vale à pena comparecer.

 

Espigão da Praia de Iracema – revitalizado, o espigão hoje é um espaço desfrutado por boa parte da população local. Com uma vista belíssima, é possível admirar Fortaleza e se encantar com suas luzes ao cair da tarde.

 

 

Tempero do Mangue – o restaurante localizado na praia da Sabiaguaba, a cerca de 15km do centro de Fortaleza, oferece uma paisagem relaxante e comida de qualidade. Os frequentadores geralmente ficam para ver o por do sol, que é um espetáculo à parte neste local.

 

Zé do Mangue – comer galinha à cabidela no Zé do Mangue é programa obrigatório para quem quer curtir as delícias de Fortaleza. A vista do lugar encanta principalmente no fim de tarde, quando é possível ver o sol se por no mangue.

 

Lagoa de Messejana - passear pela lagoa é um programa incomum mas indispensável para quem quer conhecer um pouco mais da história de Fortaleza.

 

Centro das Tapioqueiras – comer tapioca neste local já se tornou tradição do Fortalezense. Vale à pena um passeio por lá para provar desta delícia da região.

 

Centro Cultural Dragão do Mar – local que agrega todos os estilos culturais o Dragão do Mar, como é conhecido, tem programação para todos os gostos. Visitar suas exposições, o planetário e o café, é programa ideal para uma tarde de sábado.

 

 

 

Casa Cor – a exposição acontece uma vez ao ano, sempre em alguma casa história da cidade e oferece sempre novidades da arquitetura aliadas aos bom gosto.

 

Carnaval de Rua – no período do pré carnaval e carnaval as ruas da cidade são tomadas por blocos carnavalescos e toda a alegria típica do Fortalezense.

 

Revéillon de Fortaleza - ver os grandes shows que acontecem na noite da passagem do ano e a famosa queima de fogos no aterro da Praia de Iracema é indispensável para quem mora por aqui e quem vem conhecer a cidade.

 

Pólo gastronômico da Varjota – curtir a noite nos inúmeros restaurantes e bares do pólo gastronômico da varjota é um hábito dos fortalezenses, que não dispensam a animação aliada à degustação de deliciosos pratos.

 

Passeio pelo Rio Ceará – passear pelo Rio Ceará até a aldeia dos índios Tapebas é voltar às raízes da cultura cearense e é um programa muito recomendado.

 

Museu da Imagem e do Som – com uma belíssima arquitetura, o museu abriga um rico acervo da memória audiovisual do Estado. Programa para se fazer em um dia de descanso, vale à pena a visita.

 

 

Passeios noturnos de bicicleta – vários grupos organizam estes passeios noturnos por Fortaleza. Para quem gosta de se exercitar ou apenas pedalar em grupo, esta é uma ótima pedida.

 

 

Sorveteria do Juarez – fundada nos anos 70, a tradicional sorveteria é apreciada por seus sorvetes saborosos e frequentada por gerações de fortalezenses que não trocam os sabores do Juarez por nenhum outro.

 

Praça dos Leões – a praça foi reformada e de dia serve de sede para uma feira de livros usados além de abrigar a estátua da escritora Rachel de Queiroz. Em algumas épocas do ano, acontecem também festas à noite que fazem a alegria da turma mais descoladinha da cidade.

 

E você, conhece estes lugares? Se não conhece, não perca tempo e conte para gente qual o lugar de Fortaleza que você gosta mais!

 

Leia Mais

Deixe uma resposta

Rua Oswaldo Cruz, 2040 - Aldeota
Fortaleza/CE CEP: 60125-150.
Central de Atendimento: (85)3466.6000
Fax: (85) 3466.6056 CNPJ: 11.828.753/0001-06
Bleez Agência Digital